Acupuntura Digital

Acupuntura Digital, Acupressura ou Digitopressão

A Acupuntura é a arte milenar chinesa integrante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) para tratamentos. O termo Acupuntura na China não se limita a designar a técnica terapêutica que utiliza agulhas aplicadas nos pontos sensíveis dos meridianos chineses de energia ou pontos energéticos.

Para a MTC o termo engloba todas as terapêuticas que se utilizam dos pontos chineses de energia com objetivos profiláticos ou curativos.

Isso se deve às origens mais antigas dos métodos terapêuticos denominados Chen Chiu ( Chen = agulha e Chiu = fogo) que incluíam as técnicas de aplicação de agulhas e de aplicação do fogo como estímulo dos pontos energéticos chineses.

Com o tempo essa metodologia chinesa foi levada aos países vizinhos e passou a ser designada de diferentes formas na Coréia e no Japão.

Por se tratar da cultura oriental que mais vigorosamente atingiu os povos ocidentais, a terminologia que prevaleceu foi a adotada no Japão, onde as técnicas medicinais de origem chinesa recebem o nome de Kampo e subdividem-se em quatro áreas : 1-Acupuntura ( Chen Chiu ou Tien Tchiu ou Shinkiu ); 2- Mocha que em japonês quer dizer Mo = erva e Xá = pai, onde se traduz por “erva pai”; 3- Shiatsu (Do-In ) e 4- Ana Ma as quais serão descritas e comentadas adiante.

Shiatsu e An Ma

Shiatsu ou “desbloqueio energético” deriva das palavras Shi = dedo e Atsu = pressão. O Shiatsu é uma técnica de digitopressão desenvolvida no Japão e que utiliza os dedos e as palmas das mãos para pressionar diferentes partes do corpo, com o objetivo de tratá-las.

Baseada nos mesmos princípios da TMC e na massagem Ana-Ma, surgiu há mais de cinco mil anos na China quando ainda era chamada de an-mo, an-ma. Chegou à Coréia há dois mil anos e logo chegou ao Japão onde tornou-se bastante popular. Em japonês “ANa” significa movimentos penetrantes e “Ma” representa amassamento.

O An-Ma consiste em vários amassamentos realizados ao longo dos músculos para melhorar a circulação do sangue e da linfa, além de tonificar a pele e a contração muscular.

O método aplicado nos dias de hoje, baseado em amassamentos, movimentos como o deslizamento, vibração e a rolagem, feitos para promover o relaxamento de toda a musculatura, são utilizados há mais de trezentos anos.

Essas terapias utilizam os meridianos e pontos energéticos como referências para localização dos pontos de aplicação da digitopressão ou pressão digital. Cada toque é capaz de desbloquear energias estagnadas e livrar o fluxo do sopro vital ou energia vital chi por todo o corpo, além de fortalecer o sistema imunológico.

Além da digitopressão, o terapeuta também executa movimentos de percussão, fricção, pinçamentos, vibração e imposição com os polegares, dedos e palmas das mãos, sem o uso de nenhum aparelho ou instrumento.

Consta na revista Diálogo Médico, encarte especial “Experiência que gera confiança”, o artigo “Toques do Oriente”:

Jin Shin Jyutsu

“A arte do criador através da pessoa de compaixão” é a tradução literal do termo Jin Shin Jyutsu. Trata-se de uma antiga prática japonesa que equilibra a energia do corpo usando os dedos e as mãos. É a fisio-filosofia, o conhecimento que ajuda a descobrir a natureza humana. Jin Shin Jyutsu é a antiga arte de harmonização do corpo, da mente e do espírito, realizada por meio de toques sutis feitos com as mãos em vinte e seis áreas diferentes do corpo, em locais onde a energia vital chi, se concentra.

Derivada dos termos Jyutsu que significa arte, Shin – criador e Jin – homem de conhecimento e compaixão, é uma técnica transmitida pelo mestre japonês Jiromurai. Por meio de toques , o paciente passa a perceber, compreender e até transformar sua realidade, sem qualquer esforço, trazendo a harmonização.

A técnica não faz distinção entre corpo, mente e espírito. As práticas adotadas para cuidar do corpo promovem naturalmente a integridade física, emocional e espiritual. A saúde ou doença dependem do equilíbrio ou harmonia.

No Jin Shin Jyutsu aprende-se a dirigir a atenção para a raiz da energia que dá vida ao corpo físico. Na visão japonesa, a vida está impregnada por uma única força viva que se manifesta em todo organismo individual, nas plantas, nos insetos, nos animais e nos seres humanos.

A energia vital, primordial, prânica, pneuma , chi ou qi, para os chineses e ki para os japoneses é o reconhecimento de uma energia vital, que anima todas as coisas vivas. Não é apenas uma crença filosófica, mas acima de tudo uma atitude prática no que diz respeito à vida e à cura.

A noção de energia vital universal é essencial a todos os conceitos citados. O Jin Shin Jyutsu ensina que essa energia é algo mais que uma força abstrata, inacessível. Além disso, uma das principais formas para facilitar o fluxo dessa energia está implícita em cada respiração.

Para esta técnica a respiração correta contém a energia revitalizadora. A respiração é o mais simples e o mais perfeito de todos os instrumentos, podendo ser usada em qualquer momento para aumentar e equilibrar a energia vital.

As formas mais difusas de energia pura se mantêm unificadas com o corpo físico, correlacionado com as respirações.

MASSOTERAPIA – Wagner S.M. Baptista.

Sergio Imperador

Empresário e empreendedor digital, trabalhando com e para a informática há mais de 20 anos, apaixonado por novas tecnologias, chegou a desenvolver diversos kits tecnológicos para estudantes e até hoje defende a teoria de que não podemos mais fugir da tecnologia que nos rodeia. - “É um empreendedor que dedica a sua vida à produção e à partilha de conteúdos de grande qualidade”. Nunca deixou de cuidar da saúde por meios alternativos. Hoje, depois de 50 anos, considera-se um vitorioso em não tomar nenhum remédio alopático. O seu comprometimento aqui no Portal Energia Mental é oferecer e difundir a experiência nessa área, com um acompanhamento personalizado e dedicado, esclarecendo dúvidas e mostrando esse trabalho minucioso que o Prof. Camera, utilizando as ciências Radiestesia e Radiônica, conquistou após anos de estudo e aplicação em mais de 1500 pessoas, locais, animais e plantas. Se você ainda não se inscreveu em nosso portal, não deixe de fazer sua inscrição para ter em suas mãos várias dicas nessa área de saúde.

Website: http://www.portalenergiamental.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *